segunda-feira, 20 de abril de 2015
A BIOMECÂNICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O conhecimento da biomecânica deve ser considerado relevante não apenas para o professor, mas também
para o aluno. A importância desse conhecimento é enfatizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(BRASIL, 1997), como se pode verificar no trabalho de Freitas e Lobo da Costa (2000). Nesse trabalho, os
autores evidenciam que, embora não apareça de forma detalhada nos PCNs, fica notória sua importância
como conteúdo da Educação Física.
Discutir o conteúdo da Educação Física na educação formal não é uma tarefa simples. Primeiro, porque o
termo “conteúdo”, presente no cotidiano dos estudos sobre currículo escolar, está bastante desgastado e pode
apresentar diferentes significados. Segundo, porque na Educação Física, embora inúmeros autores proponham
conteúdos a ser ensinados, a discussão sobre esse tema parece ainda bastante incipiente e superficial. Por
isso mesmo, questões sobre o que selecionar ou como organizar os conteúdos da Educação Física, durante
os diferentes anos e níveis de ensino da Educação Básica, merecem ser estudadas.
Inicialmente, é importante apresentar o significado aqui atribuído ao termo “conteúdo”. Utilizando
Coll, Pozo, Sarabia e Valls (1998, p. 12), podemos definir conteúdo como “o conjunto de conhecimentos
ou formas culturais cuja assimilação e apropriação pelos alunos e alunas é considerada essencial para o seu
desenvolvimento e socialização”. Em sua concepção, o autor salienta que é contrário à visão tradicional, que
considera como conteúdo apenas um conjunto de fatos e conceitos. Assim, defende que os saberes culturais
são compostos por “conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos,
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Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 3, Número 3, 2004
Biomecânica e Educação Física escolar
atitudes, interesses, modelos de conduta” (p. 13). Por meio desse entendimento, Zabala (1998) propõe três
dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Essa proposta de caracterizar o conteúdo
ou os saberes escolares nessas três categorias foi apresentada também nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(BRASIL, 1997) e foi importante, dentre outras coisas, por enfatizar que na escola não se ensina apenas
conceito e fato, mas também habilidades, técnicas, atitudes, normas e valores.
Nessa perspectiva, podemos questionar: que conhecimentos ou formas culturais, essenciais o aluno
deve aprender durante as aulas de Educação Física? Como esses conhecimentos podem ser organizados nas
dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais? Com certeza, essas são perguntas de difícil resposta,
mas que todo professor de Educação Física, a sua maneira, procura responder. Focalizando o tema específico
do presente artigo, podemos, ainda questionar: que conhecimentos da biomecânica devem ser aprendidos
durante a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio? Esses conhecimentos são essenciais aos
alunos? Podem ser classificados em procedimentais, conceituais e atitudinais? (CORRÊA, 2004)
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