segunda-feira, 20 de abril de 2015

A BIOMECÂNICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O conhecimento da biomecânica deve ser considerado relevante não apenas para o professor, mas também para o aluno. A importância desse conhecimento é enfatizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), como se pode verificar no trabalho de Freitas e Lobo da Costa (2000). Nesse trabalho, os autores evidenciam que, embora não apareça de forma detalhada nos PCNs, fica notória sua importância como conteúdo da Educação Física. Discutir o conteúdo da Educação Física na educação formal não é uma tarefa simples. Primeiro, porque o termo “conteúdo”, presente no cotidiano dos estudos sobre currículo escolar, está bastante desgastado e pode apresentar diferentes significados. Segundo, porque na Educação Física, embora inúmeros autores proponham conteúdos a ser ensinados, a discussão sobre esse tema parece ainda bastante incipiente e superficial. Por isso mesmo, questões sobre o que selecionar ou como organizar os conteúdos da Educação Física, durante os diferentes anos e níveis de ensino da Educação Básica, merecem ser estudadas. Inicialmente, é importante apresentar o significado aqui atribuído ao termo “conteúdo”. Utilizando Coll, Pozo, Sarabia e Valls (1998, p. 12), podemos definir conteúdo como “o conjunto de conhecimentos ou formas culturais cuja assimilação e apropriação pelos alunos e alunas é considerada essencial para o seu desenvolvimento e socialização”. Em sua concepção, o autor salienta que é contrário à visão tradicional, que considera como conteúdo apenas um conjunto de fatos e conceitos. Assim, defende que os saberes culturais são compostos por “conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, 109 Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 3, Número 3, 2004 Biomecânica e Educação Física escolar atitudes, interesses, modelos de conduta” (p. 13). Por meio desse entendimento, Zabala (1998) propõe três dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Essa proposta de caracterizar o conteúdo ou os saberes escolares nessas três categorias foi apresentada também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e foi importante, dentre outras coisas, por enfatizar que na escola não se ensina apenas conceito e fato, mas também habilidades, técnicas, atitudes, normas e valores. Nessa perspectiva, podemos questionar: que conhecimentos ou formas culturais, essenciais o aluno deve aprender durante as aulas de Educação Física? Como esses conhecimentos podem ser organizados nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais? Com certeza, essas são perguntas de difícil resposta, mas que todo professor de Educação Física, a sua maneira, procura responder. Focalizando o tema específico do presente artigo, podemos, ainda questionar: que conhecimentos da biomecânica devem ser aprendidos durante a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio? Esses conhecimentos são essenciais aos alunos? Podem ser classificados em procedimentais, conceituais e atitudinais? (CORRÊA, 2004)

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